''Mas não tem nada não
tenho meu violão''

(Cotidiano nº2 - Toquinho & Vinicius)

17.9.02

"O homem que diz 'sou', não é
porque quem é mesmo é 'não sou'"

(Canto de Ossanha - Baden Powell e Vinicius de Moraes)

Quase não vinha escrever hoje. Para ser sincero, só estou escrevendo mesmo porque tive que ligar o computador para procurar a cifra dessa música aí, Canto de Ossanha, para ensaiar bastante e dedicá-la ao Sabichão da próxima vez em que ele aparecer no bar.
Ontem ele apareceu, como aparece pelo menos duas vezes por mês, para meu desespero. É um carequinha meio gordo, mulato e petulante. Vem sempre com uma turma que não sei por que anda com ele: parecem pessoas legais. O Sabichão senta sempre de costas para o palco e lá pelas tantas, quando já está bêbado, grita:
-- Toca Chega de Saudade!
Sem olhar para o músico, claro. O pedido é a senha para ele começar seu discurso pró-João Gilberto: É um gênio, é um deus, é tudo na vida de um Sabichão. Aí ele engata um papo sobre a importância de Chega de Saudade para a música universal. Sim, porque acho que para ele João Gilberto é influência inconteste até para os músicos de Alfa-Centauro. Fala alto, o Sabichão, para ver se impressiona alguém com sua pseudo-erudição. Os amigos trocam olhares que são verdadeiros pedidos de socorro, mas ele não nota, ou finge que não.
E durante o tempo todo ele faz um negócio que me dá vontade de voar na garganta do desgraçado: Acompanha as músicas fazendo os acordes com a mão esquerda no braço direito. Acho que quer mostrar aos outros que é músico também. Às vezes tenho ganas de convidá-lo para subir ao palco só para desmascará-lo. Mas me contenho, pensando que ele bem pode começar um de seus discursos chatos sobre João Gilberto no microfone...
Eu não sei o que essa gente tanto vê em João Gilberto. Ora, qual é a vantagem de se cantar baixinho daquele jeito? Poder cantar quando está resfriado? Ora, eu já vim trabalhar resfriado algumas vezes, e nem por isso fiquei sussurrando ao microfone, muito menos reclamando do som. Se um dia eu fosse a um show dele (coisa que não pretendo fazer) e ele reclamasse do som, eu juro a vocês que gritaria "João, quer ouvir sua voz? Canta mais alto, porra!".
Ah, cara chato...
Pronto, achei a cifra do Canto de Ossanha. Não é tão difícil. Vai ser bom cantá-la para o Sabichão.

Nenhum comentário: